terça-feira, 31 de março de 2015

Primeiras maquinas criadas no inicio da Revolução Industrial:Parte 1

Maquina de fiar(Spinning Jenny):













máquina de fiar hidráulica, também conhecida por Spinning Jenny, inventada pelo inglês James Hargreaves na década de 1760 no ano de 1767. "Furadeira Mecânica de Pedal" era capaz de produzir vários furos ao mesmo tempo.
As primeiras Jennies faziam 6 a 7 fios ao mesmo tempo, mas elas chegaram até mais de cem fios.

Maquina a Vapor(Thomas Newcomen):


Antes da sua invenção existiam já alguns modelos em laboratório mas que ainda não eram utilizados na indústria. A máquina mais evoluída que havia era a de Savery mas que usava a condensação do vapor de água para criar vácuo, e o vácuo para puxar água, mas tinha um limite de 15 metros a partir da qual a pressão de vapor necessária tornava muito difícil a construção de uma máquina. O Newcomen tendo ouvido falar da máquina inventada pelo Thomas Savery, conseguiu ser contratado para serralheiro, pelas suas capacidades em forjar o ferro, para forjar o motor inventado por Savery. Newcomen conseguiu uma autorização para copiar a máquina de Savery e trabalhou nas melhorias do projeto. Newcomen foi ajudado por John Cally e os seus nomes constam da patente da máquina a vapor atmosférica. A invenção do Newcomen consistiu em usar o vapor para impulsionar um êmbolo num cilindro, e depois para uma alavanca que propulsionava o veio da bomba que descia para a mina. Dessa forma conseguia tirar água a mais de 50 metros de profundidade ininterruptamente.

Em 1712 Newcomen instalou a sua primeira máquina para drenar a água acumulada nas minas de carvão em Staffordshire pois as minas ficavam inundadas. O motor de Newcomen foi usado por muitos ano e teve um grande uso nos distritos mineiros, particularmente na Cornualha, também foi aplicado para drenar zonas pantanosas e para torcer água às cidades. Quando ele morreu a 5 de agosto de 1729 havia aproximadamente umas 100 máquinas na Inglaterra e espalhadas pela Europa.

Introdução a Revolução Industrial.


Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.